Benefícios e Malefícios das Redes Sociais 2 – Completo

Redes Sociais … é bem possível que estás duas palavras estejam no ranking de palavras mais faladas no mundo e é um fato que hoje quando pensamos nessas duas palavras vem logo a nossa mente sites como Facebook ou Twitter . Porem o termo “Rede Social” não referisse apenas a este universo web.
A interação social praticada por um grupo de pessoas que tenham um interesse, ou pensamento em comum, já é o suficiente para caracterizar uma “rede social”. Nós sempre vivemos e sempre viveremos em uma rede social, seja na escola, trabalho, em casa, ou pela internet.

Porem estas relações sociais sofreram algumas alterações no que se diz respeito ao modo de interação e compartilhamento de informação. Transformações estas que tem como sua maior patrocinadora a Internet, e indo mais a fundo, as Redes Sociais Online. E é neste ponto que entra algumas questões muito discutidas nos dias de hoje: “O que é realmente positivo neste tipo de interação? A partir de que ponto estas redes se tornam prejudiciais? Que tipo de comunicação é melhor?”.

Hoje, as Redes Sociais Online tornaram-se algo quase indispensável, não apenas para jovens e adolescentes, como também para empresas e até políticos. Por que? Simples, porque essas redes sociais são incrivelmente úteis se levado em conta as infinitas possibilidades de propagação de marcas em escala mundial, e o alto nível de troca de informações que elas proporcionam.

Blogs, comentários, fóruns, chats, mensagem de um membro para outro, murais, tudo isso proporciona uma comunicação, uma troca de informação, muito mais rápida e completa. Vamos exemplificar isso: “Uma pessoa está viajando e quer mostrar para alguém como é a vista da janela do quarto de hotel, é só tirar uma foto e compartilha-la com quem quiser no Facebook, e conversar sobre a imagem na mesma hora, mesmo que a outra pessoa esteja em outro continente”.

Porem as Redes Sociais também tem seu lado negativo e, como seus benefícios, atingem todos os tipos de usuários. Levando em conta o usuário comum, temos alguns males que são patrocinados pelas redes como, indiferença à vida cotidiana, amizades fictícias, alienação, depressão, isolamento, entre outras coisas. Já as empresas, ficam vulneráveis a críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.

A questão é que não devemos ser radicais ao analisar os benefícios e malefícios deste tipo de comunicação, pois apesar de ser uma ótima “opção” de interação, ela não substitui a interação real/física, e nunca substituirá, o fato é que uma deve complementar a outra, como uma forma de intensificação da relação social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s